[php_everywhere]
É fácil entender por que o rapper Post Malone disse recentemente show de hoje à noite apresentador Jimmy Fallon comemorando “cada marco importante na vida” no jardim das oliveiras.
Os restaurantes italianos têm um ambiente aconchegante e um cardápio repleto de comidas reconfortantes. O que você não pode amar?
Mas a comida em restaurantes italianos é muitas vezes “cheia de gordura e calorias”, diz Andrea N. Giancoli, MPH, RD. Então, isso significa que você tem que desistir do seu lugar favorito para comer para se manter saudável?
Não, reunimos os alimentos mais saudáveis para pedir em um restaurante italiano (junto com alguns itens do menu a serem evitados).
Quais são as opções mais saudáveis em restaurantes italianos?
Navegar no menu de um restaurante italiano pode ser um pouco assustador, mas Giancoli usa um truque para ajudá-lo a se concentrar na comida mais saudável: procure os vegetais.
“Como em qualquer restaurante, quanto mais pratos vegetarianos você pedir, melhor”, diz ela.
Vegetais ajudam a saciar você sem uma tonelada de calorias extras, e você não precisa se contentar com vegetais cozidos no vapor.
“O espinafre e o alho salteados em um pouco de azeite são deliciosos e saudáveis”, acrescenta Giancoli. “Apenas certifique-se de pedir a eles que sejam leves sobre o óleo.”
Aqui estão sete outros alimentos italianos saudáveis que você pode desfrutar (com moderação, é claro) sem arruinar seus objetivos de alimentação saudável.
1. Lulas grelhadas
A lula frita, também conhecida como lula, pode ser um aperitivo calórico, mas sua contraparte grelhada pode ser uma opção mais saudável.
Lulas não preparadas são registradas apenas em 99 calorias e 17 gramas de proteína por porção de 4 onças.
Claro, a lula é muitas vezes regada com óleo quando grelhada, o que adiciona calorias extras, então não deixe de pedir ao chef que tenha cuidado com o óleo.
2. Bruschettas
Bruschetta oferece um equilíbrio de macronutrientes: carboidratos (pão), vegetais frescos (tomates) e gorduras saudáveis (azeite).
Mais uma vez, peça-lhes que diminuam o óleo: o azeite “tem muitas calorias, por isso é fácil exagerar sem perceber”, diz Giancoli.
3. Salada Caprese
Enquanto a mussarela fresca em uma salada caprese contém um alto número de calorias, 72 calorias por onça — tomate e manjericão equilibram. E, você adivinhou, tente limitar o azeite para manter sua contagem de calorias baixa.
4. Mexilhões em vinho branco
Como a lula, os mexilhões oferecem muita proteína. 27 gramas em uma porção de 4 onças.
E enquanto o molho de vinho branco é muitas vezes feito com manteiga, Giancoli diz que ainda é uma opção mais saudável porque você normalmente não polir toda a tigela de molho: “Desde que você não lamba cada gota ou absorva o molho com pão, voce é bom.
5. Nhoque
Espera, nhoque? Pode surpreendê-lo ver esses bolinhos de massa na lista “bom”, mas depende do tipo de nhoque que você pedir.
O nhoque pode ser “um prato bem pesado”, observa Giancoli, especialmente se for feito com ricota ou coberto com pesto.
O truque, diz ele, é pedir o nhoque de batata: é feito com menos ingredientes e tem cerca de 250 calorias e 5 gramas de proteína por porção de 1 xícara.
peça com molho checo se disponível, e, você adivinhou, peça-lhes para acender o óleo.
6. Salsichas
Pedir uma tábua de charcutaria cheia de carnes é uma jogada inteligente, “mesmo que seja tudo carne e queijo”, diz Giancoli.
O motivo: você costuma compartilhá-lo como aperitivo, para não se sobrecarregar de gordura e calorias antes do prato principal chegar.
7. minestrona
Minestrone é uma das opções de sopa mais saudáveis nos restaurantes italianos porque “você obtém uma tonelada de vegetais com apenas um pouco de massa”, diz Giancoli.
Uma porção de oito onças de Minestrone à base de caldo no Olive Garden São apenas 110 calorias com um grama de gordura, tornando-se a escolha ideal para ajudar a encher você antes do prato principal.
Que alimentos devo evitar em restaurantes italianos?
Regra número um para restaurantes italianos: se for frito ou feito com creme, provavelmente não é a opção mais saudável. Dito isto, às vezes o texto do menu pode enganá-lo.
Aqui está o que ter em mente ao fazer o pedido.
1. Palitos de mussarela
“São apenas pacotes de gordura”, diz Giancoli. Precisamos dizer mais?
2. Berinjela Parmesão
Claro, a berinjela é um alimento saudável que tem potássio, niacina e outros nutrientes — mas na maioria dos restaurantes italianos, este prato é servido frito e coberto com queijo.
“Você não precisa necessariamente evitá-lo completamente”, diz Giancoli. “Apenas peça como um aperitivo e coma algumas fatias, em vez de uma refeição.”
(Ou você sempre pode fazer um parmesão de berinjela mais saudável em casa.)
3. Lula frita
Enquanto a versão grelhada é mais saudável, o empanado e o óleo na lula frita adicionam muita gordura e calorias desnecessárias.
4. Salada César
Salada é saudável, certo? Não necessariamente. “As saladas caesar são feitas com muito queijo e óleo, não é exatamente uma refeição leve”, diz Giancoli.
Se encomendar, acrescenta, não deixe de pedir o molho ao lado para poder apreciar o sabor sem exagerar.
5. Palitos
“Os italianos são famosos por seu pão”, diz Giancoli. Pode ser difícil resistir a uma cesta de baguetes, especialmente quando eles chegam à mesa enquanto você ainda espera sua comida.
“Se você está tentando cortar calorias, peça para que levem ou não tragam”, aconselha Giancoli.
6. Fettuccine Alfredo
Pratos à base de creme, como fettuccine alfredos, devem ser evitados porque “eles têm quantidades altíssimas de gordura saturada e calorias”, diz Giancoli.
Por exemplo, um lado de fettuccine Alfredo no Carrabba’s Italian Grill é 690 calorias com 49 gramas de gordura. E uma porção do tamanho de um jantar no Olive Garden tem mais de 1000 calorias.
7. Sopa da Toscana
Zuppa toscana é embalado com vegetais como couve e aipo, juntamente com feijão cheio de proteína e outros ingredientes saudáveis, mas o caldo tem uma base de creme em vez de um caldo, o que aumenta a contagem de calorias.
Uma porção de Sopa Toscana no Olive Garden tem 220 calorias, o dobro das calorias do seu minestrone.
4 truques para comer saudável em restaurantes italianos
Aqui estão alguns outros truques simples para se manter (relativamente) saudável ao jantar em um restaurante italiano.
1. Procure menus de baixa caloria
Não quer perder tempo vasculhando o cardápio em busca de opções mais saudáveis (ou tentando resistir à berinjela ao parmesão)?
Muitas cadeias de restaurantes italianos agora oferecem menus especiais de baixa caloria que apresentam versões mais leves de favoritos populares.
2. Faça-o ir embora
O tamanho das porções em restaurantes italianos pode ser épico, então peça ao seu garçom para colocar metade da sua refeição em uma caixa para viagem. antes de você começa a comer
“A maioria de nós apenas come o que está na nossa frente”, diz Giancoli. É mais fácil parar quando você não consegue ver o resto.
Bônus: você não precisa se preocupar com o que cozinhar para o jantar amanhã!
3. Pegue primeiro a sopa e a salada
Você não pode comer demais se já estiver satisfeito com uma refeição mais saudável.
“Se você tem uma salada sem molho à base de creme, ou uma sopa à base de caldo como minestrone primeiro, pode ajudar comer menos calorias em geral diz Giancol.
4. Adicione um toque de parmesão
Embora possa parecer contra-intuitivo adicionar queijo extra a um prato italiano, o parmesão é realmente “muito saboroso, então você não precisa de muito para adicionar esse toque extra à sua refeição”, diz Giancoli.
Se possível, adicione você mesmo para controlar a quantidade que entra na sua comida.